quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Dicas para organizar o seu computador

Aloha! Tirei o fim de semana para finalmente arrumar meus arquivos no computador, confesso que no inicio não sabia por onde começar e fiquei olhando para o computador com cara de idiota. Pensei em um esquema, montei em um papel e tentei segui-lo, gostei do jeito que consegui arrumar minhas imagens, músicas e documentos, por isso resolvi postar aqui para vocês o esquema, da algumas dicas e incentivar a você, que tem o pc todo bagunçado que nem eu, arrumar logo seus arquivos! haha Como hoje em dia cada computador vem como partições diferentes, o meu ainda tem o C: e o D: por exemplo, então tive que organizar as duas partições, vou mostrar a organização somente da minha pasta principal que é o que a maioria com certeza deve ter no computador.

1º passo para montar um esquema: Primeiramente você deve pensar quais são as categorias principais que você precisa ter na sua pasta para separar seus arquivos. Por exemplo, documentos, imagens, fotos, músicas, filmes e por ai vai. No meu caso separei da seguinte forma.

Issa é a minha pasta principal, dentro dela criei as categorias importantes.

2º passa para montar um esquema: O segundo passo é pensar nas sub-categorias de cada categoria principal e como você vai querer organizar seus arquivos dentro dessas pastas. Por exemplo, não temos somente um tipo de documento, no meu caso utilizo muito o bloco de notas, PDF, word, etc. Para não ficar tudo jogando dentro da pasta Documentos, criei as sub-categorias, como Bloco de notas, Receitas, Fics,e etc, ficou desse jeito.

3º passo para montar um esquema: Como estamos querendo organizar os arquivos, não achei legal criar essas sub-categorias e simplesmente jogar os arquivos dentro delas. Dessa forma é melhor criar dentro dessas sub-categorias outras categorias. Para separar os arquivos dependendo do que é, você pode separar por ano, pelo tipo de arquivo, etc.
Os que não tem a sub-categoria é porque pude colocar os arquivos soltos na pasta.

4ºpasso para montar um esquema: O próximo passo é fazer isso com todas as sub-categorias que você criou da pasta principal. Vou mostrar as outras para vocês terem uma ideia de como fica.

Como tenho muitas coisas em imagens, essa foi a maior pasta com sub-categorias + sub-categorias que fiz haha.
Como passei todas as minhas fotos para o HD, resolvei deixar fotos só desse ano no computador.

Minhas músicas resolvi separar por origem. E dentro delas separei cada álbum de cd em pastas separadas.
E por último, minhas séries e filmes. Na pasta de séries eu tenho as séries completas e mais antigas que ainda não terminei de ver e na de filmes tenho filmes que ainda tenho que ver e logo depois de ver excluo para não ficar ocupando muito espaço.

Algumas dicas: 
- Faça o esquema antes de começar arrumar, isso me ajudou muito e com certeza faz com que as coisas fiquem mais arrumadas e você sabe exatamente onde está cada coisa sua.
- Exclua realmente tudo que você não usa e nem vai usar um dia, desse jeito você consegue livrar bastante
- Quando for arrumar seus arquivos olhe pasta por pasta, arquivo por arquivo, etc, que assim você tem uma imagem geral do que você tem no seu computador e tem certeza do que deve ou não excluir.
- Organizar sempre os arquivos em pastas
- Quando salvar ou baixar coisas da net já colocar direto na pasta certa.
- Se você tem um HD externo, aproveite e use bastante ele, para colocar aqueles arquivos pesados que não usa com frequência, fotos e arquivos antigos que você já não usa com frequência.

Bom, é isso gente! Espero que vocês gostem das minhas dicas de arrumação e aproveitem. Foi de grande ajuda para mim espero que seja para vocês também.

Beijos,Issa

6 comentários:

  1. Meu computador é mais ou menos assim, só que um pouquinho menos organizado UAHAUHAUH beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu preciso urgentemente fazer essa mega limpeza no meu. Ele tá ultra bagunçado e cheio de lixo ahaha

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu organizo minhas coisas assim!!!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. amei a dica Issa, pois o meu anda uma bagunça, kkkk

    ResponderExcluir
  5. muito interessante.
    obrigado pela postagem

    ResponderExcluir